Somatotropina

Somatotropina: O que é Somatropina?

De um modo geral, o hormônio do crescimento humano (HGH) é chamado somatropina / somatotropina – uma estrutura peptídica produzida pela glândula endócrina. A somatotropina é um polipeptídeo que contém 191 aminoácidos. O principal papel da somatotropina é formar massa muscular e ajudar a manter o corpo funcionando normalmente. Estimula o fígado e outros tecidos a produzir fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Por sua vez, o IGF-1 estimula o crescimento ósseo e também desempenha um papel fundamental no crescimento muscular.

A somatotropina desempenha um papel importante no metabolismo do colesterol. Baixo nível de hormônio do crescimento leva à aterosclerose, derrame, ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares. Acredita-se que pessoas com níveis suficientes de hormônio do crescimento sejam mais resistentes ao estresse.

Esse hormônio causa um forte crescimento linear nos jovens (devido ao rápido crescimento dos ossos tubulares dos membros). A secreção excessiva ou insuficiente de somatotropina na infância leva ao gigantismo e ao nanismo. Nos adultos, a deficiência de somatotropina causa acromegalia – uma doença endócrina que é acompanhada por espessamento das mãos, pés, crânio (especialmente a parte facial) e outros sintomas muito desagradáveis (dores de cabeça, fadiga, deficiência visual, deficiência intelectual).

A somatropina sintética pode ser usada nos esportes para reduzir a destruição das células musculares e a gordura corporal. A somatotropina estimula a síntese de proteínas e melhora a lipólise. Também acelera o transporte de glicose e promove o acúmulo de glicogênio.

As concentrações básicas de somatotropina no corpo são pequenas – 1-5 ng / mL. Esses níveis podem ser aumentados durante os períodos de pico (até 45 ng / mL).

A somatotropina participa do estímulo do crescimento muscular. Além disso, também ajuda:

  • Normalizar processos metabólicos;
  • Melhore os processos de queima de gordura;
  • Pare a destruição do tecido muscular;
  • Fortalecer articulações e ligamentos;
  • Aumentar os níveis de glicogênio nas células hepáticas;
  • Aumentar o número e o tamanho das células hepáticas e da glândula timo;
  • Melhorar a síntese de colágeno;
  • Restaurar tecidos danificados e curar feridas;
  • Aumentar a atividade sexual;
  • Melhore o perfil lipídico do sangue.

No entanto, não esqueça que a somatotropina está funcionando em conjunto com outros hormônios produzidos nas células do fígado.

Também é importante saber que a maior quantidade de hormônio do crescimento no corpo pode ser encontrada em pessoas com até 20 anos de idade. Depois disso, o valor diminui 15% nos próximos 10 anos. Naturalmente, a quantidade de somatotropina no corpo varia de acordo com diferentes intervalos de tempo (durante a vida de uma pessoa).

O processo de secreção de HGH ocorre periodicamente durante o dia. Em particular, há picos quando o processo atinge seu valor máximo (a cada 4-5 horas). Os níveis mais altos de hormônio do crescimento são produzidos à noite (uma hora depois de adormecer).

Eis como a somatropina é produzida: a hipófise recebe um sinal do hipotálamo e começa a produzir somatotropina. Depois disso, o hormônio entra no sangue e chega ao fígado. Além disso, nas células do fígado, o hormônio do crescimento é convertido em outra substância chamada somatomedina (essa substância entra nas células musculares de todo o corpo).

Aplicações clínicas da somatropina

A somatotropina é amplamente utilizada na medicina para a terapia de distúrbios do desenvolvimento e crescimento em crianças. Esse tratamento deve ser realizado o mais rápido possível: o prato principal deve ser concluído antes da adolescência. Atualmente, o HGH é uma das melhores maneiras de tratar o nanismo hipofisário.

A somatotropina é freqüentemente usada para tratar distúrbios nervosos. Portanto, pode ser usado no tratamento da depressão sob a supervisão de um médico.

Quanto aos esportes, a somatotropina é mais frequentemente usada no culturismo. Tem um bom efeito anabólico e ajuda a diminuir o percentual de gordura corporal em atletas. A somatotropina acelera a lipólise e, portanto, promove a queima ativa de gordura. Além disso, a somatotropina tem os seguintes efeitos: retarda os processos relacionados à idade e ajuda a fortalecer o tecido ósseo.

Deficiência de somatropina

As funções do sistema endócrino não são totalmente compreendidas até agora. No entanto, se o excesso de HGH contribui para o crescimento de todos os tecidos, pelo contrário, a deficiência de somatropina retarda o crescimento das células. Por exemplo, se uma criança ou adolescente não possui hormônio do crescimento suficiente no sangue, isso significa que ele sofrerá de certos distúrbios do crescimento (nanismo). Quanto a um adulto, a deficiência de somatropina leva ao envelhecimento precoce. Assim como no caso da acromegalia, seus órgãos internos também sofrerão, além de distúrbios estéticos. Aqui estão alguns sinais de deficiência de somatropina:

  • Perda de massa muscular. Como regra, a falta de HGH promove a produção de estrogênios – hormônios femininos que causam acúmulo de gordura.
  • Aumento da massa de tecido adiposo como resultado da redução da massa muscular.
  • Depressão e outros problemas psicológicos devido ao aumento do estrogênio.
  • Função cardíaca comprometida. Sabe-se que o HGH é um hormônio anabólico. No entanto, nosso coração não funcionará corretamente sem quantidade suficiente de somatropina.
  • Fragilidade óssea. Alto risco de fratura óssea em idosos está associado à deficiência de somatropina.

Efeitos anti-idade da somatotropina

O hormônio do crescimento humano pode ajudar a rejuvenescer seu corpo. Fatores promotores de crescimento prevalecem em nosso corpo por até 30 anos. Depois disso, e especialmente na velhice, os processos de recuperação são extremamente fracos e os processos destrutivos, muito fortes. Portanto, a somatropina pode ter um efeito positivo.

Os especialistas enfatizam que pequenas doses profiláticas de hormônio do crescimento são usadas para elevar seu nível e prolongar a vida. Faz sentido para quem tem 30 a 40 anos de idade. No entanto, vale a pena usar sob a supervisão de um médico.

 

10 citações Famosas de Fisiculturistas

 

  • trembolona-1

 

No entanto, devido ao alto custo das injeções, as pessoas continuam procurando maneiras mais baratas de aumentar o hormônio do crescimento no organismo. Existem várias maneiras no momento. Primeiro de tudo, tente usar aminoácidos, arginina, ornitina, glutamina, zinco e algumas outras preparações. Está provado que esses suplementos podem aumentar o nível de hormônio do crescimento em 30% ou mais.

Altos níveis de somatotropina têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular. Segundo as estatísticas, pessoas com baixos níveis de hormônio do crescimento morrem mais frequentemente de doenças cardiovasculares. Níveis baixos são frequentemente a principal causa de um risco aumentado de acidente vascular cerebral. Outros estudos clínicos mostraram que pacientes que usavam hormônio do crescimento conseguiram perder peso, aumentar a massa muscular, melhorar a libido e a função imunológica.

Os estudos mais recentes mostram que o declínio do HGH não é insubstituível nem permanente. Algumas experiências demonstram claramente que a baixa secreção do hormônio do crescimento é reversível através de drogas sintetizadas artificialmente.

Como aumentar seus níveis de somatotropina

Vamos dar uma olhada nas formas naturais de aumentar os níveis de hormônio do crescimento no corpo. Vamos começar com os fatores que afetam a síntese de somatotropina:

  • Situações estressantes (mesmo estresse periódico);
  • Altos níveis de cortisol no sangue;
  • Superestimulação do sistema nervoso central;
  • Dieta inadequada com alimentos com carboidratos.

Por outro lado, estes são os fatores estimulantes para a produção de somatotropina:

  • Atividade física;
  • Suplemento alimentar. Você precisa consumir aminoácidos (glutamina, arginina, ornitina) junto com produtos naturais (sementes de abóbora, pinhões, queijo duro, soja, ovos cozidos).
  • Sono e descanso de alta qualidade. Cerca de 80% da quantidade total de hormônio do crescimento é produzida enquanto você dorme. Portanto, é especialmente útil dormir 7-8 horas por dia. Será ainda melhor se você tirar uma soneca por 20 a 30 minutos durante o dia.
  • Nutrição apropriada. Não se esqueça dos princípios básicos de uma alimentação saudável. Use proteínas mais lentas que sejam facilmente digeridas (clara de ovo ou queijo cottage com baixo teor de gordura).

Essas regras simples definitivamente ajudarão você a aumentar a quantidade de hormônio do crescimento. Lembre-se: a somatotropina é um componente muito poderoso que influencia o crescimento e desenvolvimento dos sistemas do seu corpo. E o mais importante, não se esqueça de que existem muitas maneiras naturais de aumentar o nível de somatotropina no sangue.

somatotropina

somatotropina

Referências

  1. https://web.archive.org/web/20060328121242/
  2. http://www.brandweek.com/bw/news/spotlight/article_display.jsp?vnu_content_id=1002199768
  3. https://www.vanityfair.com/style/2012/03/human-grown-hormone-hollywood-201203
  4. https://www.bloomberg.com/politics?pid=newsarchive&sid=awlswGxIiU5c&refer=home
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1463553/